Quem era Hitler durante a Primeira Guerra Mundial?

Adolf Hitler não nasceu na Alemanha, mas numa pequena cidade austríaca no ano de 1889. Em sua juventude ele não apresentou aquele espírito nacionalista que o motivaria anos mais tarde. Na verdade, em 1913, para fugir do recrutamento militar na Áustria, Hitler se mudou para Munique. Quando a Primeira Grande Guerra explodiu, Hitler tinha 25 anos e já não sustentava receios quanto à carreira militar. Ele se alistou para servir no 16º Regimento Bávaro da Reserva. E foi a partir dessa decisão, a partir das experiências vividas por aquele jovem soldado, que um forte espírito nacionalista e anti-semita foi forjado.

O SOLDADO HITLER 

1ª GUERRA MUNDIAL: FERIMENTO E CONDECORAÇÃO

Hitler serviu no fronte ocidental como mensageiro – uma atividade perigosa que não oferecia a proteção das trincheiras. Ao longo de seu tempo de serviço Hitler vivenciou várias batalhas decisivas. Na Batalha do Somme, em 1916, ele caiu ferido por um tiro na perna.

Ironicamente, foi um oficial judeu chamado Hugo Gutmann que, motivado pela coragem e bravura do jovem soldado, o recomendou para a Cruz de Ferro – uma honraria geralmente reservada a militares de alta patente.

A intensa propaganda militar encorajou o nacionalismo de Hitler e fortaleceu suas crenças o suficiente para torná-lo um fanático defensor do esforço de guerra.

HITLER NO EXÉRCITO – SENTADO À DIREITA

A HOSPITALIZAÇÃO E O FIM DA GUERRA

Em 15 de março de 1918, vítima do gás mostarda, Hitler tornou-se temporariamente cego, foi retirado do serviço e enviado ao o hospital. Lá, foi informado sobre o fim da guerra e sobre a vitória dos aliados.

OS EFEITOS DA GUERRA SOBRE A MENTE DE HITLER

CARICATURA REPRESENTANDO A “LENDA DA PUNHALADA NAS COSTAS”

A notícia devastou Hitler e muitos outros nacionalistas alemães e deu início à teoria da conspiração conhecida como Dolchstoßlegende, ou “lenda da punhalada nas costas”. Esta atribuía a culpa pela derrota da Alemanha a líderes civis, judeus e marxistas que supostamente teriam sabotado o esforço de guerra. Essa teoria foi a base da ideologia nazista de Hitler e contribuiu para que o líder conseguisse a provação popular no período entre-guerras.

FONTES:

madefrom.com

wikipedia.org

Anúncios

3 comentários sobre “Quem era Hitler durante a Primeira Guerra Mundial?

  1. Interessante que, quanto a Hitler, outra grande ironia ocorreu no final desta 1ª Guerra. Após vitória dos aliados em uma batalha,um soldado teve Hitler, ferido, bem na mira de sua arma… então pensou… e decidiu poupá-lo!

    Curtido por 1 pessoa

Compartilhe sua opinião conosco

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s