Como surgiu o termo “Idade das Trevas”?

Tá, muitos responderiam a essa pergunta simplesmente associando o termo Idade das Trevas ao tempo de constantes guerras, pouco avanço cultural e severa imposição religiosa à que ele se refere. Um período de trevas. Mas se você é daqueles que não se satisfaz tão facilmente, vem comigo…

Pois bem, nós sabemos que a Idade Média, ou Idade das Trevas, é o nome geralmente dado ao período de mil anos entre os séculos V e XV. Sabemos também que existem divisões controvérsias a respeito da duração desse período. Mas quais são as raízes desse nome?

VIVENDO NAS TREVAS

A luz versus a escuridão é uma metáfora amplamente utilizada desde a antiguidade para se referir ao bem versus o mal. Mas no século XIV, um italiano deixou o bem e o mal de lado e aplicou a metáfora em algo, digamos, mais secular. Francesco Petrarca (1304-1374) queria ter vivido durante a antiguidade clássica. Ao comparar aquela época de grandes avanços econômicos, artísticos e intelectuais com o período em que ele vivia, Petrarca se sentia perdido num tempo de obscura ignorância. Na conclusão de seu poema épico, África, ele escreveu:

Eu estou fadado a viver entre tempestades de confusão. Mas, como é meu desejo, talvez você (leitor) viva muito tempo depois de mim, em tempos melhores. Esse esquecimento e essa sonolência não durarão para sempre. Quando a escuridão se dispersar, nossos descendentes poderão retornar à pureza do antigo esplendor (brilho).

220px-petrarca01
ESTÁTUA DE PETRARCA NA GALERIA UFFIZI EM FLORENÇA

A decadência e queda do Império Romano e sua infraestrutura reduziu o fluxo de conhecimento, a economia e a produção de arte antes praticados no ocidente. Viajantes já não podiam usufruir da relativa segurança das estradas. Rotas de comércio foram descontinuadas e junto com elas a troca cultural entre povos foi reduzida. Já não havia um sistema monetário unificado. As artes, o estudo e o desenvolvimento intelectual antes incentivado até para fins de domínio militar já não eram mais uma prioridade.

Petrarca sabia disso e muitos de seus contemporâneos e dos que vieram após ele também. E foi assim que o conceito de período de trevas se espalhou. Com o tempo, a metáfora de Petrarca foi reutilizada e assimilada por muitos pensadores. É atribuído ao Cardeal Caesar Baronius (1538-1607) o primeiro uso do termo Idade das Trevas propriamente dito. Desde então esse nome vem sendo largamente utilizado e ensinado.

Porém, como mencionado no início, não existe consenso entre os historiadores sobre a duração do período de trevas, sobre se devemos ou não utilizar o termo e até sobre a densidade das tais Trevas. Mas esse aí é assunto para um outro post…

O que achou? Deixe aí sua sugestão!

Anúncios

Compartilhe sua opinião conosco

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s